sábado, 10 de outubro de 2015

Kraftwerk: Publikation [Review]

especial para o Blog
 
Kraftwerk sempre foi uma banda avessa a entrevistas e aparições na mídia tradicional em geral; bem, eles sempre aparecerem, mas do jeito deles.

Uma biografia sobre essa banda meio “esquisitona”, reclusa e um pouco fora do comum, seria de certa forma, uma surpresa.

 Aqui nessa Kraftwerk: Publikation – A Biografia (Editora Seoman, 368 Páginas. 2015), escrita por David Buckley temos o perfil da banda traçado desde o seu surgimento no final da década de 1960, quando Ralf e Florian se conheceram em um curso de improvisação musical, chegando até o patamar Cult que a banda se encontra nos dias atuais.

 Todo conteúdo do livro é baseado em entrevistas que a banda cedeu desde o começo da década de 1970, passando por programas de TV, documentários sobre música eletrônica, gravações em áudio de algumas raras entrevistas em rádios FM pela Europa e, principalmente os depoimentos de ex-integrantes da banda, que ajudaram a costurar toda a narração do livro.

 Karl Bartos e Wolfgang Flür foram cruciais para esta biografia, pela quantidade de informações cedida para o livro, além de detalhes da vida pessoal (não todas), incluindo as inspirações para os álbuns do grupo, brigas internas e fatos ocorridos nos bastidores.


 Outra biografia sobre kraftwerk, lançada em 1993, chamada “Kraftwerk: Man, Machine and Music”, escrita pelo jornalista francês Pascal Bussy, causou certo desconforto entre a banda e o jornalista, mas isso não impediu a publicação do livro de Pascal e, de outros livros posteriores sobre o grupo alemão. 

 Kraftwerk: Publikation é o primeiro livro sobre a banda lançado no Brasil, apesar de que o grupo sempre esteve presente na mídia nacional, mas de uma forma extremamente escassa, devido a grande dificuldade na demora dessas informações chegarem aqui. Muito mal uma resenha em alguma revista sobre música, entrevistas pela metade publicada em alguns jornais e, na TV somente segundos de suas músicas. O trabalho do grupo era somente conhecido por DJs, produtores musicais e apreciadores da música eletrônica. 

 Quando vieram ao Brasil em 1998, se apresentando pela primeira vez na América latina, no extinto Free Jazz Festival, o trabalho do Kraftwerk acabou tendo uma grande revisão e, até seus discos que estavam fora de catálogo há anos, foram relançados por aqui. Mesmo assim, informações sobre a banda em português, ainda eram mínimas.


 Essa biografia é uma grande referência sobre tudo o que eles produziram, e como eles influenciaram os artistas durante as décadas seguintes. Um grande resumo de tudo. Também há ótimos prefácios exclusivos na edição brasileira, escrita por Camilo Rocha e Paulo Beto sobre como o trabalho do Kraftwerk era exposto no Brasil.

 Apreciadores de música eletrônica, e amantes de música em geral devem ter o livro. De todos os artistas que exerceram uma forte influência na música pop no mundo, kraftwerk era o único que não tinha um livro lançando por aqui. 

 O livro se encontra à venda pelo site da editora Seoman (Grupo Editora Pensamento).

Link:
http://www.pensamento-cultrix.com.br/kraftwerkpublikationabiografia,product,978-85-5503-024-6,206.aspx

Fotos: Stand da editora Seoman/Pensamento. Lançamento de Publikation na Bienal do livro Rio de Janeiro [2015]
__________________________________________
Gostou? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...