sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Kraftwerk Receberá Grammy Pela Importância à Música

 Que o Kraftwerk seja o grupo (ou mesmo um conceito) dos mais importantes da história da música contemporânea nós sabemos. A grande questão é: porque o grupo foi tão negligenciado? Ao longo dos anos, épocas em que a mídia, principalmente revistas como a Rolling Stone — para citar somente um exemplo — tratavam o grupo e o surgimento do eletrônico como "algo menor". Uma das histórias que mais se conta, é quando um "crítico" em 1975 viu o Kraftwerk em ação e mencionou ter visto "a morte da música". Era notório o preconceito na época. (foto: Warner/Parlophone, reprodução)


 O Kraftwerk é um dos poucos grupos no mundo que pode-se dizer que vive pelo conceito, não de álbuns. Conceitos como a "música como movimento" ou a "música móvel" (Pocket Calculator) e o mundo computadorizado praticamente reinventaram o jeito de se fazer música. Era confortável aos "críticos" pensar como no passado. Somente após anos... décadas, está sendo a devida importância ao grupo.

 Como forma de demonstrar esse reconhecimento, mesmo que tardio, o Grammy concederá ao Kraftwerk o "Lifetime Achievement Award", premiação concedida a grandes artistas/grupos que fizeram história por sua contribuição à música. Receberá esse prêmio, entre outros, nada mais nada menos que The Beatles. O próprio Ralf Hütter irá a premiação, aproveitando-se da turnê que irá fazer na América do Norte.. Algo raro (e inédito) desde que o grupo surgiu.

 Não há como não ficar minimamente feliz com o ocorrido. O grupo merece muito mais. A premiação ocorre nesse dia 26/01, às 23 horas (horário do Brasil).

Link: grammy.com
________________________________________________
Gostou? Comente!

2 comentários:

  1. já eram para ter recebido esse premio muito tempo antes!!!! eles merecem

    ResponderExcluir
  2. Sem esquecer que eles também PODEM concorrer ao Rock and Roll Hall of Fame. VOTEM:
    http://rockhall.com/voting/2015-rock-hall-nominees-fan-vote/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...