quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Trans-Europe Express

 O que dizer sobre o Trans-Europe Express? Simplesmente o pilar central da trilogia dos discos que formaram a identidade musical do Kraftwerk e com certeza um dos mais influentes discos da musica eletrônica.

 O álbum que iria se chamar Europe Endless para mim não mudou muito seu conceito original: falar sobre a Europa, e a sociedade europeia (incluindo o próprio grupo e grandes figuras do continente). O que mudou foi a faixa título, uma ideia do colaborador Paul Alessandrini. Essa pessoa no qual não tenho muita informação deu a sugestão de relacionar o antigo expresso de trem europeu com musica eletrônica do grupo, uma ideia excelente. Assim nasceu o Trans-Europe Express. 

       
 Desde Radio-Activity praticamente nada do chamado Krautrock se mantinha no grupo, que estava criando um conceito próprio bem mais sério (não que o que chamavam de Krautrock não fosse) e exigente com a qualidade do que se estava produzindo (não que não houvesse exigência antes, depois do sucessos de Autobahn e Radio-Activity algumas coisas teriam de mudar), tanto que em TEE percebe-se um forte minimalismo em suas musicas, mas sem perder a simplicidade das composições. Chegou-se até que parte da produção ter sido feita nos Estados Unidos, com melhor tecnologia. Mas mesmo com um som mais exigente, ele ficou mais abrangente... pop mesmo. Sendo um grande sucesso em diversos países, mesmo que algum tempo depois.

 Quanto a tecnologia, toda ela em eletrônico, admitiu mais um sequenciador, assim permitindo composições mais elaboradas bem perceptíveis.

 Muitas histórias interessantes rodeiam esse disco em suas faixas: 

- Trans-Europe Express por exemplo iria admitir um verdadeiro som se um trem em movimento, mas Ralf e Florian acharam pouco dançante e modificou um pouco (pode ser ouvida em bootlegs de 1976);

- Eles consideram The Hall Of Mirrors uma obra auto-biografia;

- Ralf confessou em uma entrevista que Showroom Dummies fora escrita em alguns minutos num "insight" que teve dentro de uma boate;

- Como a grande maioria sabe, nessa época Ralf e Florian conheceram Iggy Pop e David Bowie (homenageados em TEE e grandes fãs do trabalho do Kraft). Nessa época Ralf confessou seu querer em fazer um trabalho com Bowie, mas infelizente nunca foi muito longe disso;

- A versão em alemão teve uma faixa a mais chamada Abzug que na verdade é a parte final de Metal on Metal com uma edição. Na versão remasterizada de 2009 em ambas as línguas existe essa faixa.

Faixas (Versão Inglês):

1 - Europe Endless (09:35)
2 - The Hall Of Mirrors (07:49)
3 - Showroom Dummies (06:08)
4 - Trans-Europe Express (06:52)
5 - Metal on Metal (06:38)
6 - Franz Schubert (04:26)
7 - Endless Endless (00:54)


Faixas (Versão Alemão):

1 - Europa Endlos (09:37)
2 - Spiegelsaal (07:52)
3 - Schaufensterpuppen (06:12)
4 - Trans Europa Express (06:36)
5 - Metall Auf Metall (01:46)
6 - Abzug (05:13)
7 - Franz Schubert (04:26)
8 - Endlos Endlos (00:44)

OBS: diz-se também que fora lançada uma versão em francês, com a musica "Les Mannequins" (Showroom Dummies) mas algo com certeza muito raro. Logo irei postar essa versão, que saiu em alguns bootlegs ou até em outros singles.
_______________________________________________
Gostou do post ou baixou? Comente!

2 comentários:

  1. Depois da Alemanha arrasada pela guerra esse álbum representa a volta da cultura...durante uma cena no vídeo do trem e possível ver através da janela um letreiro de neon que diz Kraftwerk dizem que eh é somente uma coincidência...

    ResponderExcluir
  2. A Les Mannequins foi produzida (se não me engano) por tratar-se modelos e manequins obviamente. Como o centro da moda era Paris, França, a faixa teve esse intuito, homenagear ou citar o lugar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...